domingo, 30 de setembro de 2007

1970 - Lancia Stratus Concept


A obra-prima do estúdio Bertone para os ralis veio da inspiração de um carro futurista -- a ponto de ainda hoje impressionar pelo arrojo ---, apresentado no Salão de Turim de 1970 pelo renomado estúdio italiano. O Bertone Stratos parecia vir dos filmes de ficção cientifica. Seus dois ocupantes ficavam quase deitados e a porta de acesso era a própria armação do pára-brisa -- ou seja, não havia portas laterais.

Projetado para substituir o Lancia Fulvia nas pistas, o Stratos não só cumpriu seu objetivo. Superou o antecessor e foi um grande campeão. A visão lateral, composta de duas janelas retangulares, era bem limitada. O capô traseiro de uma só peça, que abrigava o motor, tinha forma de um triângulo eqüilátero, todo frisado, fazendo vários triângulos menores em relevos diferentes. Um carro de linhas radicais, de excelente aerodinâmica, obra de Marcello Gandini -- autor de modelos especiais como o Alfa Carabo, anos antes, e os Lamborghinis Miura, Countach e Diablo.

Dessas linhas do carro do futuro nasceu um vencedor das piores estradas, fossem de terra, neve, lama ou tudo isso junto: o Lancia Stratos, que teria acrescentado ao nome, mais tarde, a denominação HF. O chassi era de Bertone, fabricado na cidade italiana de Grugliasco, e o motor da Lancia, herdado do Fulvia (na rara configuração de quatro cilindros em V), ocupando a posição central... Ver aqui =>

Fonte: Best Cars Web Site




0 comentários: