Por Gilberto "Knuttz" em 24/05/09 em Gadget, Telefonia
Sempre que posto gadgets conceituais aqui, um ou outro se apressa em dizer que é algo inexeqüível, que é isso, que é aquilo. Mas o ponto principal por trás dos conceitos, é a coisa mais óbvia do mundo: eles são conceituais. Podem ser estudo de design, de usabilidade, ou até mesmo uma forma de se criar soluções para problemas que não existem e permitir saltos tecnológico, seja no desenvolvimento de peças, seja no próprio processo de fabricação.
Mas vez por outra acontece de um desses devaneios se esgueirar e encontrar seu caminho para o mundo real, e é este justamente o caso do Motorla Nest, um telefone criado inicialmente como um design conceitual e que virou protótipo e apareceu em fotos que “vazaram”.
O protótipo é baseado no design de Kelly Breme, que visou criar um aparelho destinado ao público feminino, capaz de gerar um vínculo afetivo com seu usuário, e em uma forma assimétrica que intenciona lembrar um ninho de aves. No design do aparelho, Kelly ainda previu que o principal aplicativo do aparelho é um scrapbook digital, para levar suas fotos onde quer que se vá.
É bom ver a Motorola, cujo nome já foi sinônimo de telefonia celular, e criou ao longo de sua vida vários aparelhos revolucionários, como o StarTac e os Razr, mas que desde a popularização dos smartphones, onde participa discretamente com a linha “Q”, das telas sensíveis à toque e da convergência multimídia, vinha sendo ofuscada….
Mais fotos na extensão da postagem.